quinta-feira, 29 de julho de 2010

Do título

Com honra, imito Dom Casmurro. Começo a história explicando seu título.
Pode ser que seja errado copiar pessoa qualquer e, se for, eis aqui a minha primeira confissão: copiei, imitei, plagiei. Fiz tudo isso! Todavia, não creio que o grande Machado de Assis se zangaria com tal plágio. Afinal, ele era bem a frente de seu tempo. Talvez, o bastante para admitir as tão populares cópias. E como qualquer bom autor, deve gostar de ter sua obra, ligeiramente, mais divulgada.
A minha única certeza é que, sendo um autor defunto, Machado não reclamará...usando e abusando, assim, de seu eterno e louvado direito de ficar calado.
Perdoe-me, vivo leitor, pela pequena cópia. Em minha defesa, digo que busquei com todos meus amigos alguma boa ideia para criar o inicio deste blog. E, na falta de ideia qualquer, peguei uma já pronta, formulada e muito bem escrita... imaginando fazê-la minha ao adaptar uma ou, no máximo, cem palavras do célebre texto.
Não se assuste! Não contarei a clássica história de Bentinho e Capitu. Sou plageadora, sim, mas nem tanto.
Conto esta outra de uma menina de cabelos bem negros e olhos visivelmente puxados. Chama-se Beatriz.
Confesso que eu adoraria continuar a história... em terceira pessoa. Existem apenas duas coisinhas que me impedem de fazê-lo. A primeira é que me doem os ouvidos falar de mim mesma na terceira pessoa. E, a segunda é que diferente do blog, este post não foi feito para contar minha história e, sim, falar do título.
Ah, sim... O título! Como pude me esquecer do principal tema do post? Vejamos...
"Meu estranho confessionário"
Receio, agora, que eu deva explicar o título do blog a você. Que ideia mais besta foi a minha de plagiar Machado sem ter uma boa explicação do título em mente! Mas agora é tarde! Já digitei este texto todo e seria trabalhoso demais apagá-lo, procurar outra ideia, começar tudo de novo... Deus, só de pensar, já me canso.
Vejo duas saídas: ou conto-lhe a história que me levou ao título; ou explico-lhe cada palavra que o forma.
Bem, não existe uma boa história por trás do título. De modo que explicar-lhe todas as palavras parece mais fácil que inventar uma história para depois confessar a mentira.
Deixe-me começar...
"Meu estranho confessionário"
1 - Meu
Meu porque eu o fiz. Eu o domino. Nele, eu confesso. É a parte egoísta do título. Mas como ter um título não-egoísta sendo a pessoa mais egoísta do mundo?
2- Estranho
Normalmente, as pessoas arrumam casas com amigos ou familiares para servir de confessionários. As vezes, ainda igrejas com aquelas salinhas bem pequenas e padres com vozes desconhecidas. Faço algo distinto do normal. Faço de um blog o meu confessionário. Não que isso seja melhor ou pior que a mediocridade geral... É, simplesmente, estranho.
3- Confessionário
E confessionário porque o usarei para confessar-lhe meus piores pecados, minhas piores tentações. Mas não só os piores como, também, os melhores. Contarei a ti, todos os meus pecados sem excesão alguma... Desde os mais penosos até os mais ardentes e deliciosos deles.
Confessarei tudo tentando não ser julgada por confissão alguma como, supostamente, ocorre nos confessionários menos estranhos.

1 opiniões:

Rodolpho (Abel) disse...

Hum... Not sei o que comentar, mas eu sei que gostei xD

Postar um comentário