quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Malditas vírgulas!

Falem o que quiserem, façam bico, gritem, joguem água fria... Não mudo de opnião! Vou continuar achando que vírgulas são chatas e chatas demais! Na verdade, são até mais chatas do que acentos. Onde já se viu ter que ficar pensando no que você "quer dizer" antes de escrever só por causa de uma vírgula?
Sabe qual é o pior de tudo isso? O pior de tudo isso é que o sentido da sua frase muda e MUITO usando a vírgula aqui ou acolá. Quer um exemplo? Vejamos...
Maria foi à feira e comprou banana-maçã e pêra?
Maria, foi à feira e comprou banana-maçã e pêra?
Maria, foi à feira e comprou banana, maçã e pêra?
Maria foi à feira e comprou banana, maçã e pêra?
Viram que desgraça? Quatro opções distintas para uma única frase SIMPLES. Imagine isso em um paragrafo com umas 5 frases, que seja... 20 diferentes formas? Agora em um texto... com 6 paragrafos... 120 diferentes formas? É uma desgraça! Para escrever 6 miséros paragrafos: além de pensar no conteúdo do texto... e nos acentos... ainda precisamos pensar em mil e um sentido que o texto pode ter ou deixar de ter por causa de um tracinho torto que colocamos entre as palavras? E isso correndo o risco de sermos mal compreendidos e... talvez até censurados! É um absurdo!
Não entendo como uma vírgula pode ser tão importante. Não entendo. Alguém conhece algum idioma que não use vírgulas... ou melhor... que as vírgulas não mudem tanto o sentido das frases? E que (de preferência) também não tenha tracinhos tortos semelhantes às vírgulas?
Não sei porque nosso idioma precisa ser tão complexo. Acho que estou começando a entender porque tão pouca gente lê e escreve pelo nosso querido Brasil. Requer muito pensamento, muito esforço... E ninguém gosta de se esforçar muito. Não posso negar que alguns gostam MUITO menos.

OBS: Yeah, consegui abolir as vírgulas do meu texto (sem contar com a observação e com os exemplos). Bom, talvez elas não sejam tão importantes assim.

0 opiniões:

Postar um comentário